Home Dicas e Dúvidas Casa térrea ou sobrado: descubra qual é o melhor para você!

Casa térrea ou sobrado: descubra qual é o melhor para você!

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Casa térrea ou sobrado- descubra qual é o melhor para você

Veja qual modelo de construção é o mais indicado para você!

Quando se tem o interesse de ter uma casa própria, com aqueles planos que ficam por anos pela sua mente, é comum se deparar com uma dúvida que deixa aquela pulga atrás da orelha: casa térrea ou sobrado?

Cada opção tem seus benefícios e peculiaridades e não podemos dizer que um é definitivamente melhor que o outro, já que tudo depende de quais são as suas preferências, e é por isso que estamos aqui!

Nós separamos informações e características que poderão te ajudar nessa decisão, de modo que a casa com que tanto sonhou seja a mais linda e proveitosa possível. Continue conosco!

Qual é a diferença entre casa térrea e sobrado?

Antes de mais nada, é importante citar as diferenças que temos entre esses dois modelos, de modo que a sua decisão seja tomada com todo o embasamento necessário.

Como o próprio nome diz, a casa térrea é uma casa que tem apenas um andar. Elas costumam ser as mais comuns entre as casas, já que a construção é menos complexa.

Já o sobrado, por sua vez, é uma edificação que tenha pelo menos dois andares, além de geralmente ter uma grande área construída. Suas raízes históricas datam da época do Brasil Colônia, quando eram conhecidos por serem as casas dos senhores nas cidades.

A origem do termo também é bastante interessante. Nas cidades de Minas Gerais, em especial durante o período do Ciclo do Ouro, a topografia era o que passou a ser chamado de “mar de morros”, ou seja, repleta de aclives e declives, similar ao que acontece com as ondas do mar.

As construções, então, eram feitas tomando como base o nível mais alto da rua, ou seja, sobrava um espaço abaixo do piso principal da casa. O tempo passou e esse nível passou a ser considerado como o térreo, o que, então, trouxe a característica marcante dos sobrados.

Hoje, porém, a designação é feita para qualquer casa que tenha mais de um andar, mesmo aquelas construídas em locais cuja topografia não seja irregular. O termo pode ser usado para descrever tanto imóveis residenciais quanto comerciais.

Casa térrea ou sobrado: principais características de cada um

Depois de já ter se perguntado se preferia uma casa ou apartamento e ter ficado com a primeira opção, agora chegou a hora de saber se ela será térrea ou assobradada, e para isso, nada melhor que saber quais são as maiores vantagens de cada opção. Dá só uma olhada:

Casa térrea

As casas térreas são, basicamente, mais simples em todos os processos que devem ser realizados, justamente por sua estrutura ser diferenciada em relação aos sobrados.

Na etapa do projeto, este não tende a ser tão caro em termos de metragem quadrada pelo fato de que a área construída das casas geralmente não é tão grande, o que facilita o trabalho de quem está responsável por esta parte.

Porém, como é preciso seguir as legislações municipais para a construção, como o distanciamento da casa para o final do terreno, o projeto pode ter um grau adicional de complexidade se o objetivo for o de ter uma edificação bem grande.

A disponibilidade dos cômodos é outro ponto importante a se destacar, já que pode ser necessário usar uma parcela maior do terreno para seu bom aproveitamento, pois tudo que se deseja construir terá que ser inserido em um único pavimento.

Na construção, como será necessário lidar apenas com um andar, o processo também costuma ser mais barato, tanto em termos de matéria-prima quanto de mão de obra. O processo também tende a ser concluído em menos tempo.

Em termos de acessibilidade, porém, entre casa térrea ou sobrado, a primeira opção é melhor por ser mais apropriada para idosos e portadores de necessidades especiais, pois não será preciso lidar com escadas para acessar todos os cômodos.

Confira também: Como fazer o projeto de uma casa e aproveitar bem o terreno?

Sobrado

Desde sua origem, os sobrados costumam ser amplos, maiores que as casas térreas, e isso costuma ser praticado até os dias de hoje, o que o torna uma ótima opção para quem deseja mais espaço.

Como ele pode ter vários andares, a disposição dos cômodos pode ser feita com maior liberdade e adaptabilidade, ou seja, há um ganho notável em termos de aproveitamento de espaço, o que também ajuda a deixar todo o projeto mais próximo ao que o dono deseja.

Geralmente, os quartos ficam no andar de cima, enquanto o andar de baixo costuma receber sala, cozinha, sala de estar e lavanderia. Os banheiros podem aparecer em ambos (ou mais, se for o caso) pavimentos, sendo que os do térreo podem ser lavabos ou banheiros completos, de acordo com cada projeto.

Porém, quem sabe como construir um sobrado tem ciência de que a estrutura precisa ser pensada com um cuidado especial, já que ter um maior número de andares significa que sua resistência deve ser ainda maior.

Por conta disso, os custos com projeto, construção e acabamento também costumam subir pela maior área construída, o que deve ser ponderado por quem está na dúvida sobre casa térrea ou sobrado.

Ainda assim, há que se pensar que a possibilidade de aproveitar os demais andares significa que o terreno não precisa ser tão grande assim, ou seja, essa economia pode abater boa parte dos custos com as outras etapas.

Em relação à acessibilidade, ao construir um sobrado é preciso planejar bem a questão, de modo que a casa seja confortável e possa ser bem aproveitada por quem morar ali. Com algumas adaptações, ela pode se tornar adequada a todos os públicos.

Confira também: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio

Qual você prefere: casa térrea ou sobrado?

Como comentamos anteriormente, a melhor opção varia de acordo com os interesses e objetivos de cada pessoa, mas é importante conhecer as especificidades para ajudar a solucionar essa dúvida cruel.

Seja qual for a sua escolha entre casa térrea ou sobrado, é fundamental ter um terreno de boa qualidade, e a AGN pode te ajudar com isso, já que é uma imobiliária em Sinop com décadas de experiência e oportunidades especiais para você conseguir realizar o seu sonho!

Posts Relacionados

Deixe um comentário