Home Dicas e Dúvidas Aquisição de terreno e construção: entenda como funciona essa modalidade

Aquisição de terreno e construção: entenda como funciona essa modalidade

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Aquisição de terreno e construção_ entenda como funciona essa modalidade

Saiba como é possível financiar o terreno e a construção do seu imóvel.

Você já ouviu falar em aquisição de terreno e construção? É possível entender um pouco sobre o significado apenas ao analisar o nome, mas a verdade é que ele traz uma possibilidade muito interessante para quem deseja construir a casa dos seus sonhos.

Ter um terreno para chamar de seu é um grande sonho e uma realização ímpar, mas algo que costuma complicar um pouco sua realização são os custos da construção, que aumentam o investimento necessário e podem fazer parecer com que ele esteja mais distante.

Felizmente, existe uma opção que pode te ajudar neste sentido e, assim, aproximar a realização deste objetivo. Continue conosco para entender o que é e como funciona!

O que é a aquisição de terreno e construção?

É o nome dado para o financiamento para compra de terreno e construção, o que resolve a maioria dos problemas financeiros relacionados ao seu sonho de ter uma casa exatamente como quiser!

Pode ser que você já tenha buscado informações sobre como financiar um terreno, prática que é até bastante conhecida nos meios imobiliário e financeiro e sem dúvidas facilita a realização de um objetivo tão grande, mas é inegável que a construção desponta como uma grande preocupação.

Às vezes, o financiamento do terreno é um passo que está dentro do seu orçamento, mas quando se pensa em todas as despesas envolvidas com a construção, dos materiais à mão de obra, este parece ser um grande problema.

No caso de financiar apenas o terreno, seria necessário arcar com todas essas despesas de forma isolada. Ainda que se recorresse a outras alternativas, como o uso de cartões de crédito para parcelar os materiais ou o Construcard, da Caixa, seria mais cômodo e prático reunir todas as despesas em uma única prestação.

É aí que a aquisição de terreno e construção desponta como uma excelente solução, já que abre exatamente essa possibilidade. Com ela, é possível incluir as despesas da construção às do terreno e utilizar a mesma linha de crédito, o que é ótimo para organização e também para te ajudar a lidar com custos tão altos.

Como funciona o financiamento para compra de terreno e construção?

Essa é uma modalidade oferecida pela Caixa Econômica Federal em que a instituição ajuda com essas duas etapas. O financiamento se baseia no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e a garantia passa a ser o próprio imóvel.

Em relação às condições financeiras, os juros são variáveis, mas se iniciam em 5% ao ano. O valor das parcelas não pode ser superior a 30% da renda bruta mensal da família, assim como acontece nos financiamentos imobiliários tradicionais.

Para iniciar o processo, é necessário responder um questionário junto à imobiliária para que se saiba qual é o crédito máximo que poderá ser disponível para o interessado. A confirmação deste valor se dará com a solicitação de uma aprovação de crédito junto à Caixa.

Os requisitos também são similares aos financiamentos tradicionais, como ter pelo menos 18 anos (ou 16 completos, para o caso de emancipados); ter capacidade civil e de pagamento; não ter empréstimos ou financiamentos em andamento; e não ter o nome cadastrado em órgãos como SPC e Serasa, entre outros.

A escolha do terreno desejado é outro passo importante, e mesmo que você saiba como avaliar um terreno ou tenha algum tipo de conhecimento sobre o assunto, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária especializada para tomar a melhor decisão possível.

O corretor, inclusive, ajudará nos trâmites legais e burocráticos envolvidos com a aquisição de terreno e construção, que é uma opção um pouco mais complexa que a dos financiamentos tradicionais e, por isso, demanda ajuda especializada para que o processo seja bem-sucedido.

O profissional também oferecerá as orientações relacionadas à documentação, já que é necessário elaborar o projeto da construção, seu cronograma físico-financeiro e o memorial descritivo, os quais serão necessários para a definição dos valores envolvidos ao financiar terreno e construção.

Veja também: Como escolher a melhor imobiliária em Sinop?

Como são feitos os pagamentos ao financiar terreno e construção?

Como dissemos anteriormente, há alguns trâmites diferentes em relação aos financiamentos tradicionais, e é importante saber como isso acontece para não ser pego de surpresa.

Primeiramente, é importante saber que a obra será visitada todos os meses por um engenheiro, tanto para verificar se o andamento está em dia quanto para, consequentemente, permitir a liberação do pagamento das parcelas mensais.

Funciona assim: em relação ao financiamento para compra de terreno e construção, a Caixa adota um sistema de reembolso, ou seja, o interessado terá que pagar pela primeira etapa da obra com o seu dinheiro. Na visita mensal do engenheiro, se ele verificar que o andamento da obra está em dia, a parcela é paga.

Então, com o valor recebido, o interessado terá recursos para pagar pela segunda parcela, a qual contará com outra análise do engenheiro. Se estiver tudo de acordo com os prazos da documentação, a segunda parcela é paga e pode-se dar andamento à terceira etapa, e assim sucessivamente.

O processo se repete até o momento em que chega a última etapa, cujo valor é liberado apenas quando a documentação da casa estiver em dia, como Habite-se, construção averbada na matrícula do imóvel e Certidão Negativa de Débitos (CND) da Receita Federal.

É um passo a passo diferenciado, é verdade, mas ainda assim é uma alternativa bem bacana para quem não tem todo o dinheiro e, por isso, prefere um financiamento para compra de terreno e construção.

Confira também: Como fazer o projeto de uma casa e aproveitar bem o terreno?

Aquisição de terreno e construção: uma grande ajuda para você comprar seu terreno e construir!

Embora seja uma alternativa menos conhecida que os financiamentos tradicionais, financiar terreno e construção te permite aliar todas as dívidas em um só pagamento e, assim, facilita sua vida financeira, além de te colocar mais próximo de um sonho tão sensacional quanto ter a sua casa própria.

Se você deseja optar pela aquisição de terreno e construção, conte com a AGN, a imobiliária em Sinop com excelentes opções de loteamentos, condições que cabem no seu bolso e uma equipe pronta para te ajudar. Aproveite essa oportunidade e conquiste seu grande objetivo!

Posts Relacionados