Home Dicas e Dúvidas Como reformar uma casa gastando pouco? Confira 5 dicas essenciais

Como reformar uma casa gastando pouco? Confira 5 dicas essenciais

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Como reformar uma casa gastando pouco

Saiba como renovar e consertar seu imóvel sem ter que gastar muito!

O sonho da casa própria é o principal para 52% dos brasileiros, de acordo com um estudo da MindMiners, e no momento em que isso é realizado, os sentimentos de conquista, vitória e realização são inigualáveis. Porém, passa um tempo e já começa a se pensar: como reformar uma casa gastando pouco?

A economia é essencial para quem ainda está pagando pelo financiamento e, por isso, não tem um orçamento tão grande à disposição. Até mesmo quem já tem a sua casa quitada também gostaria de economizar o quanto fosse possível, de modo a não se endividar e sobrar dinheiro para outras atividades.

Se você também está com essa dúvida, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo! Continue conosco e saiba o que fazer para reformar sem abrir mão de economizar!

Como reformar uma casa gastando pouco?

Nós já falamos por aqui sobre como guardar dinheiro para comprar uma casa, e agora chegou a hora de conversarmos sobre as tão importantes reformas. Confira as dicas que separamos:

1 – Faça o que puder sozinho, com a ajuda de amigos ou familiares

Se você já pesquisou quanto custa reformar uma casa, pode ter se espantado um pouco com os valores praticados. Embora isso dependa do que você planeja fazer, os custos tendem a ser consideravelmente altos.

Portanto, nossa primeira dica é fazer tudo aquilo que puder sozinho, sem precisar contratar uma empresa ou um profissional especializado para tal, desde que entenda sobre aquela área, é claro.

Algumas coisas que se enquadram aqui são pinturas internas e externas, pinturas de portas e janelas, substituição de torneiras e outros pequenos reparos residenciais. Inclusive, nós temos um conteúdo sobre 10 reparos residenciais que você pode fazer sozinho que te inspirará bastante neste sentido.

Se não conseguir fazer por conta própria, conte com a ajuda de amigos e familiares que entendam mais sobre o assunto. Além de ajudar a economizar, vocês ainda terão um ótimo momento juntos!

2 – Para o que não puder fazer sozinho, pesquise bastante os preços

Há algumas atividades que só podem ser feitas por profissionais e especialistas, como consertos e instalações hidráulicos e elétricos, além da construção de novos cômodos e de eventuais reparos estruturais, por exemplo.

Quando for este o caso, sempre pesquise bastante antes de fechar qualquer negócio. Entre em contato com várias empresas que atuam naquela área e compare as cotações, bem como as condições de pagamento, prazos de entrega e outros detalhes importantes.

Além disso, também vale a pena procurar por profissionais autônomos, muitos dos quais prestam seus serviços com altíssima qualidade e cobrando um preço menor do que se fossem intermediados por uma empresa.

Em ambas as situações, especialmente para a contratação de autônomos, procure por indicações com seus amigos ou familiares. Se não encontrar ninguém, busque saber sobre os profissionais com os quais entrar em contato, o que pode ser feito através das redes sociais, por exemplo.

3 – Pesquise com atenção os preços dos materiais

Além da mão de obra, os materiais são outra despesa importante no seu orçamento, e quem deseja saber como reformar uma casa gastando pouco precisa se empenhar bastante nessa atividade, que pode te fazer economizar centenas – e até milhares – de reais.

Pegue a lista dos materiais de que precisará e pesquise em vários depósitos e lojas de materiais de construção, tanto nas grandes quanto naquelas menores, que atendem ao seu bairro ou região, cujos preços podem ser bem competitivos.

Se você não tiver o dinheiro à vista, pode ser mais vantajoso comprar tudo no mesmo lugar parcelado no cartão de crédito ou no crediário da loja. Valores maiores costumam abrir possibilidades interessantes, como dividir em várias parcelas e ter outras condições especiais.

Ainda assim, pesquise em vários lugares e veja qual é aquele que traz o menor custo no final das contas, de modo que a economia seja a maior possível.

Caso tenha um bom orçamento disponível à vista, então conseguirá aproveitar as melhores ofertas e promoções de cada estabelecimento. Não se esqueça de pedir descontos por estar pagando à vista, o que pode te render alguma economia.

4 – Você não precisa reformar tudo de uma vez

A busca por saber como reformar uma casa gastando pouco passa também pelo planejamento de que não é necessário fazer todas as reformas desejadas em uma tacada só, o que por vezes demanda um investimento que você nem sempre tem à disposição naquele momento.

Portanto, faça primeiro o que for mais importante. Depois, quando já tiver pago a primeira parte da reforma ou contar com algum dinheiro extra, parta para as próximas etapas.

Imagine, por exemplo, que você precisa consertar uma infiltração no banheiro e pintar as paredes da sala. Em um primeiro momento, o mais crítico é cuidar do banheiro, que pode trazer maiores problemas a médio e longo prazo. Depois, quando estiver mais tranquilo, avance para as próximas etapas.

Essa é uma boa dica, principalmente ao se lembrar que sempre podem surgir novas manutenções, ou seja, esperar para poder fazer todas ao mesmo tempo não costuma ser a melhor das ideias.

5 – Defina um limite de gastos

Por último, mas não menos importante, é essencial ter um limite de quanto você pode gastar, o que evita que se perca nas contas e, assim, tenha um problema financeiro inesperado.

A dica pode parecer até um pouco óbvia, mas é difícil saber exatamente quanto custa para reformar uma casa antes que tudo tenha sido concluído, já que podem surgir novas necessidades e demandas com o passar da obra.

Ao definir um limite, você saberá que não pode extrapolá-lo de forma alguma. Isso ajuda na parte da divisão da reforma por etapas, além de manter seu orçamento no azul.

Confira também: Valorização de imóveis: saiba como receber mais na venda do seu imóvel

Aprendeu como reformar uma casa sem gastar muito? Então coloque em prática!

É difícil saber quanto custa para reformar uma casa, o que pode te reservar algumas surpresas. Por isso, todo o planejamento é necessário para evitar que as coisas fujam do controle.

Você tem mais alguma dica sobre como reformar uma casa gastando pouco? Pode compartilhar sua experiência sobre quanto custa reformar uma casa? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

Posts Relacionados

Deixe um comentário