Home Dicas e Dúvidas Comprar terreno ou guardar dinheiro: qual é a melhor opção para o seu bolso?

Comprar terreno ou guardar dinheiro: qual é a melhor opção para o seu bolso?

por Leonardo Ponso
Comprar terreno ou guardar dinheiro

Descubra se compensa aplicar o seu dinheiro em um terreno ou guardar para outros fins.

Comprar terreno ou guardar dinheiro? Aí está uma dúvida cruel e que já pode ter aparecido em sua mente em algum momento, já que envolve duas aplicações bem diferentes para os seus recursos financeiros.

De acordo com uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 32% dos brasileiros conseguiram guardar dinheiro em 2020. O número não é tão alto, de fato, mas temos que considerar que o ano foi marcado pela pandemia, o que afetou significativamente a renda das famílias.

Se você quer contribuir de maneira positiva para essa estatística e tem o desejo de dar um bom destino para o seu dinheiro em 2021 e além, nos acompanhe na leitura e descubra qual é a melhor opção entre as duas alternativas que trouxemos para o debate.

Comprar terreno ou guardar dinheiro: compare as diferenças

Comprar um terreno ou guardar dinheiro

Nós separamos algumas das principais diferenças entre as duas escolhas, e ao analisá-las, você poderá tomar a melhor decisão possível. Veja só:

Riscos

Quando se pensa em guardar dinheiro, o que vem à mente é deixá-lo armazenado na poupança ou na conta bancária. Afinal, por definição, investir é diferente de poupar.

Ainda assim, também podemos considerar aqui a aplicação em investimentos menos complexos e mais seguros, como CDB e Tesouro Direto, por exemplo. Logo, os riscos são baixos.

Comprar um terreno também não costuma ser algo arriscado, pelo contrário. Afinal, você estará investindo seu dinheiro em algo tangível, até mais que as carteiras de investimentos.

É importante ressaltar, porém, a escolha de uma imobiliária confiável e com credibilidade. Caso contrário, aí sim é possível entrar em uma negociação arriscada.

Saiba mais: Como escolher a melhor imobiliária em Sinop?

Rentabilidade

Deixar dinheiro guardado está longe de ser algo rentável. Na verdade, se ele estiver literalmente guardado, o que acontece é sua desvalorização, já que ele não acompanha o efeito da inflação e, portanto, diminui seu poder de compra conforme o tempo passa.

Os terrenos são alternativas bem rentáveis, já que podem ser revendidos no futuro por um preço mais alto do que foi pago em sua aquisição. Afinal, a valorização de imóveis tende a ser maior conforme diminuem o número de terrenos na região.

Além disso, também há que se ressaltar que os terrenos podem ser aproveitados para a construção de um imóvel residencial, comercial ou industrial, em um investimento que tende a ser ainda mais rentável.

Leia também: Será que é a hora de vender terreno? Acesse e saiba como descobrir

Liquidez

A liquidez é outro ponto que varia de acordo com cada investimento. Enquanto alguns deles permitem o resgate a qualquer momento sem a cobrança de taxas, outros demandam que se aguarde um determinado período ou cobram uma parcela significativa em caso de resgate antecipado.

Caso o dinheiro esteja guardado no banco, ele pode ser resgatado a qualquer momento, o que é um ponto positivo para a liquidez. Porém, não podemos esquecer que a rentabilidade fica seriamente comprometida nesses casos.

No caso dos terrenos, a liquidez vai depender de quão positivo é o mercado imobiliário na região, o que determinará se ele poderá ser vendido rápido ou não quando seu proprietário desejar.

Portanto, a liquidez é maior no dinheiro guardado, de fato, mas não há como deixar de considerar sua desvalorização com o passar do tempo.

Versatilidade

Quando se tem dinheiro guardado, é possível fazer muitas coisas com ele, de aplicar em alguma carteira de investimentos a comprar um automóvel ou, até mesmo, comprar um terreno. Logo, essa é uma opção versátil.

Porém, terrenos também são bastante versáteis, já que podem tanto servir como fonte de investimento por meio de sua valorização natural quanto para a construção de imóveis residenciais, comerciais ou industriais. Portanto, temos aqui outro empate.

Praticidade

Entre comprar terreno ou guardar dinheiro, ambas são opções práticas.

Na primeira opção, é só contar com uma imobiliária confiável e responsável para que todo o processo corra de uma maneira bem simples. Caso o comprador tenha qualquer dúvida, basta entrar em contato com a empresa para esclarecer tudo o que quiser saber.

Guardar dinheiro, por sua vez, também é simples, pois não demanda nada além de transferir os valores para uma conta bancária, por exemplo.

No final das contas, o que é melhor para suas finanças: comprar terreno ou guardar dinheiro?

Guardar dinheiro para comprar um terreno

Quando fazemos um comparativo das vantagens e desvantagens de cada alternativa, concluímos que não há muitas diferenças entre comprar terreno ou guardar dinheiro. Afinal, as opções se assemelham em muitos pontos, e quando há alguma variação, ela não é tão intensa.

Porém, quando olhamos sob a ótica do que é melhor para a sua vida financeira, é inegável que a aquisição de um terreno é a opção indicada.

Bons terrenos valorizam significativamente com o passar do tempo e podem ser usados para vários fins, da construção da sua casa própria a uma fonte de renda para sua aposentadoria, como por meio de casas para alugar ou para vender, por exemplo.

É importante também destacar que os riscos que a aquisição de um terreno traz são muito poucos, quase nulos, já que o natural é que eles se valorizem, ainda que sejam mantidos da mesma forma que estavam quando foram adquiridos, sem que você precise ter trabalho com eles.

Portanto, se você queria saber o que é melhor entre comprar terreno ou guardar dinheiro para fazer seus planos, saiba que a aquisição de um terreno é uma excelente alternativa para sua vida financeira, especialmente a médio e longo prazo.

Por outro lado, caso já tenha algum valor reservado, não precisa nem guardar dinheiro para comprar um terreno. Afinal, por meio do parcelamento de terreno, você consegue comprar o seu sem precisar dar entrada, com muito mais praticidade, e o melhor, tudo dentro das leis.

Depois de esclarecer essas dúvidas entre comprar terreno ou guardar dinheiro, se a primeira opção chamou sua atenção, conte com a AGN para te ajudar. Somos uma imobiliária em Sinop com mais de 26 anos de experiência na cidade e que tem ótimos terrenos para te oferecer. Pode acreditar: sua vida financeira agradece!

Posts Relacionados