Home Dicas e Dúvidas Será que é a hora de vender terreno? Acesse e saiba como descobrir

Será que é a hora de vender terreno? Acesse e saiba como descobrir

por Leonardo Ponso

Em tempos tão peculiares, descubra se é a melhor hora para vender ou não.

Será que estamos em uma época em que vale a pena vender terreno? Se você tem o seu pedaço de terra, pode ser que o tenha adquirido para fins de investimento, e com um cenário econômico tão peculiar em todo o mundo, aquela pulga atrás da orelha costuma coçar ainda mais.

Muitas coisas estão acontecendo no mercado, e ter uma ideia panorâmica sobre elas te ajuda a compreender se vale a pena vender o seu terreno ou não, mesmo sem que precise se aprofundar tanto em cada uma dessas questões.

Nós separamos algumas informações bem interessantes e que podem te ajudar na tomada de sua decisão. Continue por aqui para conferir quais são elas e ter ainda mais embasamento para escolher o que preferir.

Por que essa seria uma boa hora para vender meu terreno?

Há vários fatores que podem entrar nessa discussão, mas nós separamos dois que estão em alta e merecem ainda mais atenção: a situação econômica do país e a queda na taxa Selic, assuntos que, inclusive, estão intrinsecamente conectados.

Situação econômica brasileira

Se economia é sempre uma questão complexa, quanto mais agora, depois que o mundo passou (e ainda passa) por grandes impactos causados pela pandemia de COVID-19, o que trouxe perdas irreparáveis à vida e à saúde e outras que abalaram as finanças.

De acordo com um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 82,8% da população brasileira foi financeiramente impactada pela pandemia de COVID-19, indicador claro de que a grande maioria das pessoas se viu em uma situação complicada.

O comentário foi sobre a situação do Brasil, que é a que vivemos em nosso dia a dia, mas a verdade é que as consequências acontecem em todo o mundo e que deve levar um bom tempo até que as coisas possam voltar ao novo normal – ou se transformar no tão comentado “novo normal”.

A economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, disse que a recuperação econômica global por conta da crise causada pela pandemia pode levar até cinco anos, ou seja, a situação pode se arrastar até 2025.

É claro que o passar do tempo deve fazer com que os impactos sejam amenizados gradativamente, mas não podemos deixar de considerar o que acontece a curto e médio prazo, como as mudanças no orçamento das famílias.

Devido a tudo isso, vender terreno se mostra como uma oportunidade interessante para quem tem o seu pedaço de terra, mas precisa de um desafogo financeiro para que isso não se transforme em um problema de maiores proporções.

Queda na taxa Selic

A taxa Selic, que tem esse nome graças ao Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é a taxa básica de juros da economia brasileira. Seu índice influencia basicamente todas as taxas de juros no país, o que ajuda a entender porque é tão comentada assim.

Ao analisar o histórico das taxas de juros básicas, percebemos que ela está atualmente em 2%, indicador bem baixo. Para fins de comparação, em 31/08/2016, há pouco mais de quatro anos, ela estava em 14,25%!

Em termos práticos, quando ela está baixa, o rendimento de aplicações de renda fixa cai significativamente, como é o caso da poupança, por exemplo. Porém, por outro lado, contrair crédito também fica mais barato quando a taxa Selic está baixa.

Logo, vender terreno tende a ser mais fácil nessas condições, já que os interessados poderão financiá-lo com melhores condições, ou seja, abre-se um leque capaz de atender a um número ainda maior de potenciais compradores.

Porém, isso não significa que o preço de terreno tenha que cair por conta disso, já que sua valorização não tende a ser tão afetada. Ainda que as bases de preços sejam as mesmas, os financiamentos ficam mais baratos e, no final das contas, o comprador paga menos e o vendedor recebe o mesmo valor.

Se você quer entender essa relação com maior riqueza de detalhes, sugerimos que leia nosso conteúdo que explica se a taxa Selic influencia no financiamento imobiliário, onde tratamos bastante sobre essa questão e você pode tirar suas dúvidas.

Leia também: Aquisição de terreno e construção: entenda como funciona essa modalidade

Afinal, será que vale a pena mesmo vender terreno agora?

Pois bem, depois de conferir essas duas variáveis importantes, ainda precisamos responder a pergunta que fizemos no início do conteúdo, e a resposta é a seguinte: depende de cada caso.

Sabemos que essa é uma resposta um tanto quanto subjetiva, mas é a própria subjetividade dos casos que faz com que não possamos definir uma verdade absoluta sobre vender terreno ou não.

Se a sua situação financeira ou a de sua família foi seriamente prejudicada por conta da pandemia, então vale a pena considerar vender o terreno, especialmente se não houver uma reserva de emergência, bastante importante, mas que nem sempre há oportunidade para sua composição.

Caso tenha recebido uma boa proposta pelo seu terreno, mesmo que não esteja precisando tanto daquele dinheiro neste momento, vale pensar para decidir se é uma boa ou não tomar essa decisão, já que sempre existe a chance de que o terreno se valorize ainda mais.

Por outro lado, se você conseguiu passar bem pelas consequências econômicas da pandemia, seja por meio de sua reserva de emergência ou mesmo por ter conseguido manter suas fontes de renda, pode ser uma boa ideia manter o terreno como sua propriedade e observar sua tendência de valorização.

Inclusive, para aumentar ainda mais esse potencial, uma dica interessante é construir casa para vender, algo que demanda um bom investimento, de fato, mas pode aumentar bastante o seu faturamento com este negócio.

Outra consequência importante da pandemia foi nos mostrar, na prática, que sempre há o risco de se deparar com alguma emergência financeira, seja uma pandemia, um acidente de trabalho ou mesmo um desligamento da empresa, ou seja, investir é importante para o futuro.

Se quiser investir bem o seu dinheiro, conte com a AGN, imobiliária em Sinop especializada em vender terreno na cidade, e o melhor, com preço de terreno e condições de pagamento que cabem em seu orçamento. Assim, você terá ainda mais segurança a curto, médio e longo prazo!

Posts Relacionados