Home Dicas e Dúvidas Mudar de casa: como escolher um novo bairro?

Mudar de casa: como escolher um novo bairro?

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Mudar de casa_ como escolher um novo bairro

Saiba como tomar essa decisão tão complicada!

Mudar de casa é um processo pelo qual muitas pessoas passam no decorrer de suas vidas. Estima-se que 35,5 milhões de pessoas se mudem por ano nos Estados Unidos, o que equivale a aproximadamente 10,72% de sua população, estimada em 331 milhões de pessoas.

Também existem dados sobre o Brasil. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Social mostrou que 17% da população tinha interesse de se mudar para outro lugar dentro do mesmo país no ano de 2017, o que corresponde a aproximadamente 35,581 milhões de pessoas pela população da época.

Isso mostra que mudar-se é algo bem comum, seja por motivos profissionais, familiares ou para buscar um novo projeto de vida, mas uma pergunta costuma surgir quando este interesse aparece: qual bairro escolher para morar?

A dúvida é bastante relevante, já que há grandes diferenças entre os hábitos e costumes de cada bairro, o que às vezes se manifesta até mesmo dentro do mesmo bairro, ou seja, pesquisar é a melhor solução para saber qual decisão tomar.

Para lhe ajudar na tomada dessa decisão fundamental, nós separamos algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença. Continue conosco!

Vai mudar de casa? Então saiba como escolher o novo bairro

Assim, você diminui consideravelmente as chances de se arrepender no futuro!

Considere o orçamento disponível

Um ponto fundamental para a escolha do novo bairro e que, portanto, aparece no topo da lista é o valor que você tem à disposição para a mudança.

Geralmente, bairros localizados no centro ou próximos à região central da cidade tendem a apresentar valores maiores em seus imóveis do que aqueles que se localizam em regiões periféricas, o que é bastante importante a se analisar.

Porém, a questão pode ser aproveitada por você de outra forma. Por exemplo, se quer morar em um lugar maior e não faz questão de estar tão próximo ao centro, uma boa pedida é analisar o que bairros distantes tem a oferecer, geralmente com imóveis maiores e mais espaçosos.

Por outro lado, se o tamanho não é um de seus requisitos, mas sim a localização, o centro da cidade tende a ser uma das melhores opções, mas é importante pesquisar bem antes de mudar de casa para encontrar um bom negócio.

Saiba mais: Como escolher a área do imóvel? Qual é o tamanho ideal?

Analise as características do bairro

Algumas regiões são agitadas, como aquelas em que há um bom número de restaurantes, bares e casas de shows, enquanto outras são tranquilas, sem tanta concentração de estabelecimentos para lazer e entretenimento, o que também influencia na escolha do novo bairro.

É essencial colocar este detalhe na balança, já que a resposta terá interferência direta em sua qualidade de vida. Optar por uma casa ou apartamento em uma região cujos costumes são diferentes dos seus pode fazer com que você se canse rapidamente daquele local.

Imagine que você é uma pessoa que gosta de festas e eventos. Ter várias casas de shows, bares e afins na região facilita o acesso, o que te permite chegar mais rápido e não ficar tanto tempo preso no trânsito.

O oposto também se aplica: quem é tranquilo deseja viver em um novo bairro com tais características, cujos vizinhos também tendem a se comportar desta forma e, assim, criam um ambiente bastante propício para se viver.

Se não souber como analisar a questão, pergunte para alguns vizinhos ou pesquise nas redes sociais, o que deve te trazer boas respostas sobre o tema.

Busque saber se ele apresenta valorização no mercado imobiliário

Ainda que se esteja interessado em mudar de casa, isso não significa que você morará ali a vida inteira. Portanto, analisando pelo viés de investimento, é essencial saber se os imóveis do bairro estão se valorizando, desvalorizando ou mantendo seus preços com o passar do tempo.

A melhor decisão é optar por um bairro que esteja apresentando uma boa valorização, a qual tende a aumentar ainda mais, o que significa que o valor investido na aquisição será obtido novamente no momento da venda, além de um bom lucro.

Não é tão simples assim encontrar essas “minas de ouro”, mas é fundamental pesquisar e buscar saber como o mercado imobiliário se comporta ali, o que pode ser feito com o auxílio de uma imobiliária ou um corretor de confiança.

Uma boa forma de você saber se existe potencial de valorização na região é buscar saber quais negócios e estabelecimentos começam a se firmar ali. A construção de escolas e hospitais, bem como a instalação de grandes comércios e lojas famosas, são belos indicativos de valorização a médio e longo prazo.

Confira as condições de transporte público e locomoção

Este é mais um ponto bem relevante para quem deseja mudar de casa. Se você precisa do transporte público para trabalhar, estudar ou ir para atividades de lazer, é importante conhecer as condições disponíveis ali.

Caso se opte por uma região em que o transporte público é complicado, isso pode aumentar consideravelmente seus custos, já que seria preciso contar com aplicativos de transporte ou investir em um automóvel próprio para se locomover com segurança, conforto e comodidade.

Além disso, também analise as condições das ruas, avenidas, estradas e outras vias, bem como a concentração de trânsito na região e a possibilidade de optar por outros caminhos para fugir de congestionamentos.

Conheça a infraestrutura que ele apresenta

A infraestrutura do seu novo bairro também precisa ser analisada, pois se ela for inferior ao que você está acostumado, as chances de insatisfação serão bem grandes.

Quando se fala sobre infraestrutura, pode-se pensar em escolas, faculdades, unidades de saúde, mercados, farmácias, lanchonetes, restaurantes, pontos de ônibus, ciclovias e por aí vai, o que te permitiria ter tudo próximo à sua casa ao invés de ter que se deslocar para alguma região mais afastada.

Como a infraestrutura não é algo que depende de você, é importante analisar se o que é oferecido pelo novo bairro está de acordo com o que procura. Porém, por outro lado, se não tiver tanto interesse em ter tudo isso próximo, o investimento necessário para mudar de casa também tende a ser maior.

Confira também: 13 dicas para mudança que te ajudarão com a organização

Planeje com cuidado e torne a decisão de mudar de casa a mais agradável possível!

Este é um processo que pode ser um pouco cansativo, de fato, já que há muitos detalhes em que se atentar, mas certamente cada gota de suor investida vale a pena, já que esta é uma etapa bem importante da vida.

Nós já comentamos por aqui sobre os motivos para morar na cidade de Sinop, que vão de potencial de geração de empregos e investimentos nacionais e internacionais a um rápido crescimento populacional e à grande quantidade de terrenos e loteamentos à disposição, ou seja, seu novo bairro pode estar aqui.

Se você está interessado em mudar de casa, conte com a AGN para escolher o empreendimento próprio ideal. Somos uma imobiliária em Sinop com mais de 26 anos de experiência, cujos proprietários chegaram na cidade há mais de 40 anos, o que dá todo o respaldo necessário para te auxiliar nessa etapa tão importante!

Posts Relacionados

1 comentário

Como avaliar um imóvel? Conheça os principais detalhes a se atentar – Blog AGN 5 de maio de 2020 - 16:34

[…] Veja também: Mudar de casa: como escolher um novo bairro? […]

Responder

Deixe um comentário