Home Dicas e Dúvidas Construir ou comprar imóvel pronto? Veja qual é o melhor negócio

Construir ou comprar imóvel pronto? Veja qual é o melhor negócio

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Construir ou comprar imóvel pronto

Saiba se você deve comprar ou construir de acordo com suas preferências, objetivos e características.

Construir ou comprar imóvel pronto? Essa é uma das perguntas mais comuns na mente de quem está interessado em ir para um novo imóvel, cuja resposta pode interferir na tomada de uma das principais decisões da vida.

De acordo com a pesquisa “Empreendedorismo no Brasil – 2018”, elaborada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e com apoio do IBQP, do SEBRAE e da UFPR no Brasil, o maior sonho da população brasileira é comprar a casa própria (49,1%), mas comprar ou construir é uma dúvida corriqueira.

As diferenças são muitas e vão além apenas do valor investido ou do tempo que se deve esperar até que a construção seja finalizada. É importante que a decisão seja tomada de acordo com suas preferências pessoais e até seu estilo de vida, de modo a diminuir as chances de se arrepender do negócio.

Para ajudar a aliviar sua mente para uma decisão tão importante, separamos algumas dicas importantes, bem como os prós e contras de cada opção. Continue a leitura para saber melhor como proceder neste caso!

Será que é melhor construir ou comprar imóvel pronto?

Aqui, temos uma resposta que se aplica em várias ocasiões da vida: depende. Não há como definir se é melhor construir ou comprar pronto, já que essa é uma resposta que varia de acordo com cada pessoa.

Enquanto algumas pessoas sonham com a possibilidade de poder escolher cada pequeno detalhe de sua casa, do revestimento usado na cozinha à disposição dos quartos e à posição das portas, outros só querem pegar as chaves, entrar e morar.

Portanto, a melhor resposta para essa pergunta deve ser aquela que atende às suas necessidades e expectativas, de modo que a realização de um sonho tão importante seja um momento tão especial quanto realmente merece.

Para chegar a essa conclusão, é importante se fazer as perguntas certas, de modo a entender se a sua inclinação é maior para construir ou comprar imóvel pronto, sabendo que ambas são ótimas opções, mas para diferentes perfis.

Comprar pronto ou construir: conheça as características de cada opção

Nós já falamos sobre casa térrea ou sobrado por aqui, em uma dúvida que também é bastante comum, mas chegou a hora de saber qual será a sua escolha entre a construção ou a aquisição de uma casa já construída. Veja só:

Comprar um imóvel pronto

A opção ideal para quem busca por praticidade e agilidade, mesmo que esteja disposto a gastar mais por isso.

Comprar um imóvel pronto significa que você concluirá a transação e, depois que todos os trâmites legais e burocráticos tiverem sido concluídos, já poderá se mudar e começar a morar. Logo, quem tem pressa encontra nessa opção a melhor possível.

Uma das principais vantagens é que a casa já será entregue perfeitamente funcional, ou seja, sem pendências em relação à estrutura, infraestrutura, acabamento e decoração – a menos que algo seja indicado ainda antes da aquisição, é claro.

Parte da limitação que existe em relação à “personalização” da casa pode ser superada pela grande quantidade de imóveis disponíveis. Logo, se um determinado imóvel não atender às expectativas e necessidades do comprador, podem ser conhecidos outros que estejam de acordo com a sua demanda.

Porém, ainda que seja possível procurar por outros imóveis, quem compra pronto ainda se depara com essas limitações. Caso haja o desejo de morar em uma rua ou bairro específico, por exemplo, o universo de opções pode se tornar bem escasso.

Além disso, há que se considerar um dos maiores pontos negativos da compra de imóveis prontos: o preço. Dada a maior praticidade, os valores tendem a ser mais altos do que na construção de um imóvel, já que o comprador terá menos trabalho e, inclusive, já poderá se mudar de imediato para o local.

Construir um imóvel

Perfeito para quem deseja um imóvel construído exatamente como sempre planejou, em cada pequeno detalhe, e que ainda quer economizar em todo o processo.

Embora também se trate de uma opção de moradia, podemos dizer que a construção de imóveis tem uma série de características contrastantes quando comparamos com as casas já prontas, o que a torna adequada para públicos distintos ou pessoas que não tenham tanta pressa.

Aqui também há trâmites burocráticos na parte de documentação do terreno, mas quem opta por uma imobiliária confiável e experiente não deve ter que se preocupar com isso, já que muitas atividades já terão sido concluídas.

Em relação ao projeto civil, o engenheiro, arquiteto ou empresa contratada auxiliará o comprador com a parte da documentação ou mesmo poderá lidar com ela, o que traz comodidade e segurança para quem não domina um quesito tão técnico.

As exigências e preferências em relação à construção devem ser feitas a esses profissionais ou à empresa contratada, que precisam verificar se as demandas estão de acordo com as permissões do Código de Obras daquela cidade.

Em todo o processo de construção, quem conta com uma equipe de bons profissionais ao seu lado não deve ter que se preocupar com as partes burocráticas e técnicas, já que tais pessoas possuem toda a experiência necessária para orientar os clientes.

A economia é outro ponto que se destaca, pois a aquisição de um terreno geralmente demanda um investimento bem menor do que uma casa já construída. Logo, quem tem um orçamento menor à disposição em um primeiro momento pode começar comprando o terreno e se preocupar com a construção apenas depois.

Em relação à construção propriamente dita, os preços variam de acordo com o padrão desejado para o imóvel, mas basicamente há opções para todos os gostos, o que torna o processo bem democrático.

Outra vantagem que se destaca é a versatilidade. Você pode solicitar até mesmo um projeto que foge do padrão encontrado por aí, como uma sala de estar no pavimento superior. O limite é a imaginação – e a autorização e plausibilidade que serão orientadas pelos responsáveis técnicos, é claro.

Leia também: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!

Comprar ou construir: uma opção que só você pode tomar

Não seria correto apontar um vencedor aqui, já que tudo depende de seus objetivos e preferências. Ambas opções são muito boas e ajudam na realização de um sonho tão grande para os brasileiros quanto a aquisição de uma casa própria.

Depois de se perguntar se irá construir ou comprar imóvel pronto, se escolheu a primeira opção, saiba que a AGN pode te ajudar, já que é uma imobiliária em Sinop com mais de 26 anos de experiência no ramo imobiliário. Conte com a nossa ajuda e realize o sonho da casa própria que tanto sonha!

Posts Relacionados