Home Dicas e Dúvidas Qual a diferença entre lote e terreno? Entenda agora!

Qual a diferença entre lote e terreno? Entenda agora!

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Qual a diferença entre lote e terreno

Por vezes usadas nos mesmos contextos, palavras possuem significados bem diferentes.

Você sabe qual a diferença entre lote e terreno? Essa é uma dúvida que pode parecer um pouco óbvia, mas quando analisamos com calma, nem sempre sabemos qual é o verdadeiro significado de cada uma delas.

É importante esclarecer quais são as diferenças, pois isso pode estar diretamente relacionado com a realização de um grande desejo seu, que torna-se muito mais fácil quando uma opção é escolhida ao invés da outra.

Continue conosco para esclarecer essa dúvida, bem como conhecer outros termos correlatos que são importantes no segmento e também entender qual é a melhor opção para investir. Assim, você conseguirá usar as palavras certas de acordo com cada contexto!

Afinal, qual a diferença entre lote e terreno?

O terreno é uma divisão maior de terra, enquanto o lote é uma divisão menor. Logo, o lote fica dentro do terreno, o que ajuda a facilitar a compreensão dos termos.

O terreno é um espaço grande de terra reservado para construções em geral. Ele pode ser utilizado para a construção de grandes condomínios, com vários acessos e edifícios, por exemplo.

O lote, por sua vez, existe quando o terreno é dividido em partes menores. Logo, ele não seria o mais indicado para a construção de um condomínio, embora geralmente seja suficiente para construir um condomínio residencial, por exemplo.

Se uma construtora compra um terreno, ela pode usar todo aquele espaço para a construção de um condomínio de grande porte, com vários prédios residenciais dispostos em sua extensão, a qual também pode receber áreas de lazer, quadras poliesportivas, salões de festa e afins.

Já no caso dos terrenos divididos em lotes, cada um deles pode ser adquirido por um comprador diferente, o qual tem a opção de construir a sua casa do jeito que preferir, desde que o projeto e a execução estejam de acordo com as normas de cada município.

Leia também: Como fazer o projeto de uma casa e aproveitar bem o terreno?

E os loteamentos e quadras, o que são eles?

Além da dúvida entre lote ou terreno, há outros termos usados no meio imobiliário que também trazem dúvidas, e dois deles são loteamentos e quadras, que também possuem diferenças importantes.

O loteamento é um conjunto de lotes, cuja quantidade pode variar de acordo com cada um deles. Podemos considerar o termo praticamente como o coletivo de lotes, assim como as alcateias estão para os lobos, por exemplo.

As quadras, por sua vez, são conjuntos menores de lotes que se encontram dentro dos loteamentos. Quadra é sinônimo de quarteirão.

A partir do momento que se delimitam as quadras de um loteamento, é possível definir onde estarão as ruas que os dividem, ou seja, este é um elemento indispensável para o urbanismo das cidades.

Exemplo prático de loteamento, quadra, terreno ou lote

Mesmo com as explicações de cada termo, pode ser que você ainda tenha ficado um pouco confuso, e a melhor forma de esclarecer é considerar um exemplo prático. Vamos utilizar o empreendimento Jardim Caribe, aqui da AGN Imobiliária.

O Jardim Caribe é um loteamento em Sinop com 856 lotes, sendo 48 comerciais e 808 residenciais. Todos eles possuem área igual ou superior a 300,00 m², com um total de 277.878,172 m², correspondentes a 57,28% da área parcelável do loteamento urbanístico.

Dentro do projeto, foram criadas 35 quadras, ou seja, 35 quarteirões. Entre eles existem as ruas que possibilitam o acesso a cada um dos lotes.

Portanto, no final das contas, temos que o loteamento Jardim Caribe tem 856 lotes, estes divididos em 35 quadras (ou quarteirões).

Confira também: Conheça as vantagens de comprar um terreno em Sinop

Qual é melhor: investir em terreno ou lote?

Agora que temos os termos bem esclarecidos, fica bem mais fácil responder a essa pergunta, já que você sabe o que cada palavra significa.

Se você quer comprar um pedaço de terra para você ou para a sua família, o lote é a melhor opção. Por ser menor, será muito mais fácil conseguir a renda necessária para a aquisição, seja ela feita à vista ou com o auxílio de um financiamento.

Já se você tem uma construtora e deseja construir um condomínio residencial, com várias unidades para venda posterior, então o terreno é a opção ideal. O investimento é bem maior, de fato, mas a potencial valorização também aumenta significativamente.

Nós temos dois artigos bem interessantes sobre o tema aqui em nosso blog. Um deles aborda as casas para alugar em Sinop, enquanto o outro fala sobre construir casa para vender. Ambos trazem números e informações que podem te ajudar na sua tomada de decisão.

Seja qual for a sua escolha entre terreno ou lote, o que depende das condições financeiras e dos planos do que fazer com aquele pedaço de terra, ambos se colocam como ótimas alternativas para quem deseja investir.

Tire outra dúvida importante: Será que é a hora de vender terreno? Acesse e saiba como descobrir

Nunca mais se confunda sobre qual a diferença entre lote e terreno!

Quem não é um especialista no segmento imobiliário pode se confundir em relação a lote ou terreno, termos que às vezes são utilizados de maneira intercambiável, mas, tecnicamente, cada um tem o seu próprio significado.

Agora que esclarecemos o que eles querem dizer, você saberá exatamente se deve optar por um terreno ou lote de acordo com o que deseja e consegue fazer neste momento, o que te coloca em uma posição privilegiada em futuras negociações.

Depois de aprender qual a diferença entre lote e terreno, pode ser que aquele desejo que está em sua mente há tanto tempo, de ser o dono do seu próprio pedaço de terra, tenha ganho ainda mais força, e se for este o caso, saiba que veio ao lugar certo.

A AGN é uma imobiliária em Sinop com mais de 27 anos de experiência, tendo comercializado mais de 6.500 lotes distribuídos em 26 empreendimentos por toda a cidade. São mais de 32 mil pessoas em nossos loteamentos, e você pode ser a próxima!

Posts Relacionados