Eis que você olha para a sua casa e vê um lugar bonito, agradável, confortável e que tem a sua cara, quer no estilo da construção ou na decoração. Porém, percebe que falta algo para trazer mais vida ao ambiente, e é aí que pensa: como fazer um jardim simples e pequeno?
Os jardins são excelentes para renovar o ambiente e permitir que ele fuja apenas das decorações tradicionais, já que dá um ar totalmente diferente ao espaço, além de permitir que você tenha um lugar para mexer com a terra, o que é tão terapêutico quanto benéfico para a saúde.
O estudo “Gardening is beneficial for health: A meta-analysis”, publicado no periódico Preventive Medicine Reports, fez uma meta-análise de vários outros estudos e evidenciou que a jardinagem faz bem para a saúde.
Isso se manifesta de várias formas, como na redução dos sintomas de ansiedade e depressão, do estresse, dos distúrbios de humor e de IMC (Índice de Massa Corporal), além de aumentar a qualidade de vida, o senso de comunidade, os níveis de atividade física e a função cognitiva.
Com tantos benefícios, é claro que você não ficará de fora de ter um jardinzinho em sua casa, não é? Nos acompanhe para aprender como fazer um jardim simples e bonito e, assim, deixar seu doce lar ainda mais bonito!
Como fazer um jardim simples e pequeno?
Ao seguir os próximos passos, extraídos do site Common Sense Home, você verá como é mais simples do que imagina!
#1 – Escolha o que quer plantar
Geralmente, os jardins caseiros são bons espaços para plantar vegetais, hortaliças e temperos. Assim, você ficará ainda mais motivado para cuidar do espaço, já que os alimentos serão levados à sua mesa.
Além disso, você pode também colocar algumas flores para decorar, por exemplo. Porém, caso prefira plantas mais tradicionais, também não há problema algum.
Seja qual for a escolha, é importante pesquisar se aquelas plantas se adaptam bem ao clima de onde você mora, bem como analisar qual é a incidência de sol apropriada para saber onde colocar o jardim.
#2 – Escolha o lugar do jardim
A maioria das frutas e vegetais precisa de pelo menos cinco horas diárias de sol para que deem seus frutos. Gramas, ervas e vegetais com raízes se dão bem com sol parcial.
Lembre-se que é importante escolher um lugar de fácil acesso para conseguir regar e podar sempre que necessário.
#3 – Planeje a estrutura do jardim
Depois de escolher onde o jardim ficará, é hora de decidir o tipo e o tamanho da estrutura. Ela pode ser feita em blocos ou com uma estrutura de madeira, de acordo com o que preferir.
O ideal é que a largura seja de, no máximo 1,20 m. Assim, você conseguirá acessar o centro com mais facilidade, o que ajuda no plantio e no cuidado.
Dentro do jardim, o ideal é colocar as plantas em fileiras ou em grade. Assim, você maximiza o espaço que elas têm para crescer e se desenvolver.
#4 – Compre as ferramentas básicas
Com as ferramentas ideais, será ainda mais prazeroso cuidar do seu jardim. As ideais já dão conta do recado para a maioria das pessoas:
- Enxada;
- Ferramentas manuais;
- Pá de jardim;
- Rastelo de folhas;
- Rastelo de sujeira;
- Regador.
Além disso, se possível, evite as ferramentas de plástico e opte pelas de metal, já que a durabilidade será bem maior.
#5 – Teste o solo
Antes de começar a plantar, você precisará saber se o seu solo é ácido, alcalino ou neutro, o que se verifica por meio do pH. Além disso, é importante saber se ele tem areia, argila, lama, rochas ou uma mistura de tudo isso.
Aqui, o ideal é procurar uma empresa especializada em jardinagem. Além de eles saberem exatamente como fazer um jardim pequeno e barato, ainda podem analisar o tipo de solo para te orientar em relação à sua preparação.
#6 – Prepare seu solo
A maioria das plantas prefere um solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. As raízes precisam de um bom solo para que produzam vegetais e frutos saudáveis.
O legal é que o solo melhora com o passar do tempo, ficando mais enriquecido, o que ajuda a ter plantas ainda mais fortes.
#7 – Escolha sementes ou mudas de boa qualidade
Na mesma visita à loja de jardinagem, você pode perguntar sobre boas sementes e mudas. Sua qualidade influencia diretamente em como as plantas irão se desenvolver.
#8 – Plante com cuidado
Na hora de plantar sementes, o ideal é que a profundidade seja 3 vezes maior que o tamanho das sementes. Já para as mudas, elas geralmente são plantadas assim como vieram no vaso.
Seja qual for o meio escolhido, seja cauteloso, de modo a evitar danos às sementes ou mudas.
#9 – Regue e nutra o jardim
É importante que você regue o solo para que as plantas possam crescer. Geralmente, elas precisam de um dedo de água por semana durante a época em que estão se desenvolvendo.
Ainda assim, é importante analisar como o jardim está. Se tiver chovido, não é preciso colocar tanta água, mas se o tempo estiver muito seco, a umidade pode ir embora mais rapidamente.
#10 – Aproveite seu jardim!
Com o passar do tempo, você perceberá como essa é uma atividade relaxante e prazerosa. Afinal, a sensação de dever cumprido quando as plantas começam a crescer, florescer e dar frutos é deliciosa.
Além disso, conforme aprende a teoria e a prática da jardinagem, você pode tentar plantar plantas que exigem maiores cuidados, o que se transformará em uma verdadeira terapia natural.
Leia também: 10 reparos residenciais que você pode fazer sozinho!
Viu como fazer um jardim pequeno e barato é fácil?
Pode ser que você ache os cuidados com jardinagem um pouco complicados no início, mas com um pouco de prática, cada dia tende a ser mais fácil.
Além disso, ao ter um jardim, você garante uma boa área permeável em seu imóvel. Assim, a água das chuvas será absorvida pelo solo, o que evita alagamentos, já que a área impermeável consequentemente diminui.
Agora que você já sabe como fazer um jardim simples e pequeno, depois de garantir o seu terreno aqui na AGN, sua imobiliária em Sinop, e tiver sua casa construída, uma etapa importante do paisagismo já estará encaminhada!